terça-feira, março 11, 2008

Incentivo negativo

por Jaqueline B. Ramos*

O sagui-de-duas-cores, animal brasileiro ameaçado de extinção, é um dos que não necessitam mais de licença para serem pets no Reino Unido (foto: Dominic Wormell/BBC)
Em outubro de 2007, o Governo Britânico divulgou uma notícia que pode minar os esforços de combate ao tráfico de animais silvestres nos países que “abastecem” o comércio ilegal. Após avaliação e consultas técnicas, definiu-se que 33 animais silvestres, totalizando 120 diferentes espécies, não seriam perigosos o suficiente a ponto de necessitarem de licença para serem comprados como animais de estimação pelo público em geral. A decisão levou a uma mudança na lei de Animais Silvestres Perigosos (Dangerous Wild Animals – DWA Act, em inglês) e levantou questionamentos no próprio país.
Na prática, esta mudança significa que qualquer cidadão britânico pode ir a uma pet shop e comprar sagüis, micos, lemurs, pequenos felinos selvagens e até bichos-preguiça sem qualquer espécie de controle. O Departamento para Assuntos de Meio Ambiente, Alimentação e Rurais (DEFRA, em inglês), órgão governamental responsável pela aplicação da lei DWA, se defende das críticas afirmando que o critério seguido foi apenas o do quanto os animais são perigosos para o homem.

Leia a reportagem completa no site O ECO aqui.

* Publicado no site O ECO em 10/03/2008

Um comentário:

Luiz Antonio Vieira Spinola disse...

Admirado pela sua consciência ambiental e pelo seu amor às formas de vida !!

O próprio nome do seu blog me chamou a atenção - Ambiemte-se - É que faço um trabalho nos grupos do Google com nome similar. São os Grupos-Ambiente. Um ambiente para cada ramo do conhecimento.

Resolvi convidá-la, em especial, para enviar seus trabalhos e artigos para os grupos relacionados ao que você escreve.

Para conhecer e participar, basta na pesquisa Google digitar :
"grupos-ambiente/pages",

Parabéns....e um abraço,

Luiz Spinola