sábado, junho 25, 2011

Dicas socioambientais para o dia-a-dia

  • Evite o uso do carro em trajetos que podem ser feitos a pé ou de bicicleta ou em transporte público. Otimize o uso do carro transportando mais pessoas além do motorista e mantenha a manutenção do veículo em dia, para que ele emita menos gases poluidores.
  • Se planeje para diminuir a quantidade de lixo gerada em casa e use bolsas ecológicas em suas compras, para evitar o aumento do volume de sacolas plásticas descartadas. Para tal, a melhor dica é seguir os 5Rs na rotina de consumo – reflita (se você precisa realmente fazer a compra), recuse (embalagens desnecessárias, por exemplo), reduza, reutilize e recicle (coleta seletiva).
  • Coma menos carne (ou corte de vez a carne da dieta). A pecuária industrial é um dos maiores emissores de gás carbônico, um dos gases cujo grande concentração resulta no aquecimento global. Dê preferência, na medida do possível, à produção orgânica e local, que são mais sustentáveis. E planeje suas compras, para eliminar o desperdício de alimentos.
  • Economize energia usando aparelhos mais modernos e não deixando luzes e aparelhos ligados sem necessidade. Uma boa dica é trocar lâmpadas comuns por fluorescentes, que são bem mais econômicas. Investir em energia solar para aquecimento de água também é um investimento que se paga, tanto financeira como ambientalmente.
  • Água tratada é um bem valiosíssimo e, como qualquer recurso hídrico, não deve ser desperdiçada. Conserte vazamentos, não deixe torneiras e chuveiros abertos à toa e reutilize água sempre que possível (da máquina de lavar para limpeza do quintal, por exemplo). O sistema de descarga – que na maioria das residências brasileiras usa água potável – também pode ser mudado.
  • E, por fim, respeite tudo e todos, pessoas, culturas, animais, natureza etc. Este é o princípio básico de um cidadão que tem responsabilidade socioambiental.

Ambiente-se Comunicação Socioambiental

quarta-feira, junho 22, 2011

Valorização do patrimônio cultural das comunidades para o exercício da cidadania é foco de oficina em São José dos Campos

Conscientizar para a cidadania, transformar comportamentos, trabalhar para o amadurecimento do individuo e ampliar seu papel na comunidade através da cultura. Em linhas gerais esta é a proposta do evento Oficina de Lideranças, que será realizado pelo CECP Centro de Estudos da Cultura Popular em parceria com a empresa Signi – Estratégias para Sustentabilidade em São José dos Campos entre os dias 29 de junho e 1° de julho.

A oficina é aberta a líderes comunitários, integrantes de entidades do Terceiro Setor, estudantes da área social e pessoas em geral interessadas no tema, e as atividades serão realizadas no período da noite em três locais diferentes (programação abaixo).

A proposta do CECP e da Signi dá continuidade a uma primeira oficina realizada com lideranças comunitárias da zona lesta da cidade em 2009 e também complementa o trabalho de reformulação do Conselho de Públicos da região, que vem atuando com novos representantes e metodologia há dois anos. O objetivo desta oficina é garantir a continuidade do processo de formação dessas lideranças, contribuindo para o fortalecimento de ações com vistas à transformação social e ao exercício da cidadania, tendo a valorização do patrimônio cultural e os saberes da comunidade como as principais ferramentas.

Segundo a Cientista Social Angela Savastano, diretora de projetos do CECP, “A ferramenta da cultura está sempre disponível, pois é intrínseca ao homem. Se esta cultura está inconsciente ou fragilizada, ela ainda pode ser re-valorizada, através da ação educativa.”

Atividades e Guia da Cidadania: A Oficina de Lideranças tem uma programação bem dinâmica que inclui no último dia uma visita guiada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos. O museu é um dos principais projetos do CECP junto com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e tem como função identificar e registrar traços da cultura popular local e usá-los como elementos importantes para a educação e o incentivo ao exercício da cidadania.

No primeiro dia os participantes terão a chance de participar de uma atividade mais lúdica conduzida por Bruno Decaria, psicólogo do CRAS – Centro de Referência a Assistência Social, da Prefeitura. O psicólogo pretende levar os líderes a perceber a importância do trabalho grupal dentro da comunidade através da estimulação da autoconfiança de cada um na realização de tarefas idealizadas. A ideia é abordar as barreiras psicológicas que podem comprometer o trabalho de liderança.

Outra atividade diferenciada será uma palestra da ex-gari Rozeli da Silva, que criou em 1996 na cidade de Porto Alegre a ONG Renascer da Esperança. Rozeli vai relatar sua experiência para mostrar como conseguiu colocar em prática a ideia de criar uma instituição para atender crianças – hoje são mais de 300 - em situação de vulnerabilidade.

Além da oportunidade de participar das atividades, os participantes da oficina receberão a primeira edição de um Guia de Cidadania de São José dos Campos, focado nas atividades e serviços prestados pelo governo local. A ideia é esclarecer o papel da Prefeitura e de outros órgãos do poder público municipal para que o leitor entenda melhor o seu papel e deveres como cidadão e possa defender mais efetivamente seus direitos. Uma próxima edição do guia, prevista para 2012, pretende abordar as atividades do terceiro setor.

Inscrições: A Oficina de Lideranças é uma realização do CECP em parceria com a empresa Signi – Estratégias para Sustentabilidade e com o apoio do Senac, Rede Social de São José dos Campos, Guarda Municipal, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Centro de Referência a Assistência Social e Ambiente-se Comunicação Socioambiental. O patrocínio é da Petrobras.

Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 24 de junho, através do email comunidade.sjc@signi.com.br ou pelo telefone (12) 3307-2707. As inscrições são gratuitas e a oficina terá 120 vagas.

Programação da Oficina:

29/06 (quarta)

Mediador: Bruno Decaria, psicólogo do CRAS – Centro de Referência a Assistência Social

Horário: 19h00

Local: CEPE – Clube dos Empregados Petrobras – Rod Pres. Dutra , Km 145

30/06 (quinta)

Mediadora: Rozeli da Silva, presidente da ONG Renascer da Esperança

Horário: 18h30

Local: Senac – Rua Saigiro Nakamura, 400 - Vila Industrial

1º/07 (sexta)

Mediadora: Angela Savastano, diretora de projetos do CECP. Visita ao Museu do Folclore

Horário: 18h30

Local: Museu do Folclore - Av. Olivo Gomes 100 - Vl Rossi (Parque da Cidade)

Mais informações para a imprensa:

Ambiente-se Comunicação Socioambiental – ambientese@ambientese.com

Tel.: (12) 3307 7004

Jaqueline B. Ramos – (12) 8134 5465 e Patrícia Lombardi – (12) 8117 5483

A Ambiente-se apoia a Oficina de Lideranças!