sexta-feira, outubro 21, 2005

Educação ambiental: ensaio para reorientação do cotidiano

Por Jaqueline B. Ramos*

A maior descoberta da reflexão e estudo sobre meio ambiente é que tudo (tudo mesmo) à sua volta, inclusive você, está dentro dele (ou é ele). Essa afirmação parece tão óbvia que corre o sério risco de chegar ao ponto de perder sua importância. Pode cair na armadilha de virar "papo de ecologista, aquele cara chato". E foi numa armadilha muito similar, mas cujas causas são assunto para outro artigo, que caiu e se enraizou o homem, a nossa cultura, o nosso costume "europizado" de considerar a natureza como fonte inesgotável de recursos. A lei da filosofia do capitalismo, que tem como principal regra o quanto mais melhor, não importam as consequências.

É nesse contexto gerador de desequilíbrios e desigualdades socioambientais que se enquadra a importância do que ousaria renomear de comunicação e educação ambiental. Longe de ser uma disciplina que ensine ecologia para estudantes de primeiro e segundo graus, a Educação Ambiental diz respeito a um grande ensaio para a reorientação do pensar e do agir no cotidiano. Para todos, professores e alunos. Consistiria na descoberta de novos e abertos modelos, onde em vez de professores formais ­ que levam o conhecimento - haveriam orientadores ­ que trocam experiências com os alunos. O principal instrumento seria a comunicação, a arte de falar, ouvir e trocar informações e experiências. A difícil arte de viver bem com o diferente.

Educação ambiental não é assunto para ser discutido somente por profissionais educadores, embora esses, com certeza, sejam importantes agentes no processo de reeducação para uma nova ética de relação com o cotidiano, com o mundo. É assunto para se refletir na família, com o vizinho, com os amigos, na empresa, na igreja, nos jornais, enfim, no cotidiano. Esse é o caminho que levará, na minha opinião a médio e longo prazo, a mudanças em costumes que precisam ser aprimorados, do contrário o planeta e os seres vivos não comportarão tamanhos excessos e desperdícios. É comprovado, demonstrado e vivido tanto científico como filosoficamente.

Uma nova ética de relação com o mundo, que é construída a partir de uma percepção mais apurada do ambiente em que se vive, é a base de funcionamento e aplicabilidade da Educação Ambiental. As sensações geradas por esse estilo mais flexível e democrático de educação podem levar a pensamentos muito mais práticos do que temos hoje na área ambiental. Percebendo e respeitando o ambiente, seu funcionamento e seus agentes, o diagnóstico de problemas a serem sanados e suas possíveis soluções são mais facilmente alcançadas. Ou seja, a Educação Ambiental, a meu ver, proporciona um pensamento mais ligado à ação e à prática, oferecendo como resultado, a curto, médio ou longo prazo, variando de caso a caso, a efetiva melhoria da qualidade de vida. Vale lembrar que falar em meio ambiente é, antes de tudo, falar sobre melhoria da qualidade de vida.

Um parágrafo do texto da pedagoga Marlene Osowski Curtis, no livro "Verde Cotidiano", é muito simples e inteligente e acredito que pode se aplicar a qualquer profissional, professor ou não, que está ciente dessa necessidade de mudanças e de busca de novos conceitos na arte de educar: "Para construir uma escola que prepare o indivíduo para a vida, os professores devem sempre procurar horizontes mais amplos. Daí a necessidade de se soltarem, desprenderem-se da rotina escolar e das obrigações que às vezes sufocam o processo educativo". A consciência e o entedimento dessa idéia, o que pode ser difícil, mas não é impossível, é o primeiro passo para entrarmos na longa estrada da comunicação e educação ambiental.

*texto feito para trabalho de Educação Ambiental do curso de especialização em Planejamento Ambiental/UFF-RJ/2000

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