domingo, maio 20, 2007


Aquecimento Global e Mudanças Climáticas: os impactos para o Brasil e o mundo

Por Jaqueline B. Ramos *

O assunto Aquecimento Global nunca foi tão falado e discutido pela mídia e, consequentemente, pelas pessoas de uma forma geral. Mas antes de afirmar que é assunto da moda ou “papo de ecologista”, reflita rapidamente: você tem estranhado as temperaturas das estações do ano? Tem tido a impressão que os dias e as noites estão cada vez mais quentes? Se surpreende com notícias de tsunamis, enchentes, secas repentinas e outras tragédias naturais que destroem por vezes cidades inteiras?

Caso tenha respondido positivamente a pelo menos uma dessas perguntas, o tão falado aquecimento global já está presente – e impactando direta e/ou indiretamente – o seu dia-a-dia. Portanto, o melhor a fazer é entender melhor o que são esses famosos processos de mudanças climáticas, que riscos eles trazem para o planeta e o que se planeja e/ou é necessário ser feito em prol do não agravamento do problema em médio e longo prazo.

Uma pergunta que já dividiu muitas opiniões sobre aquecimento global é a seguinte: as mudanças climáticas vividas pelo planeta consistem em fenômenos naturais, ciclos de temperaturas pelos quais a Terra passa de tempos em tempos, ou são frutos de ações insustentáveis do homem, que causam desequilíbrios ambientais por vezes irreversíveis?

Embora ainda existam algumas opiniões a favor da primeira afirmação, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), que representa a posição da comunidade científica mundial sobre o assunto, divulgou em fevereiro uma informação que confirma (finalmente) a segunda parte da pergunta. O órgão adiantou o anúncio oficial a ser feito em um relatório no meio do ano que as alterações no clima do mundo são “muito provavelmente” causadas pela ação humana.
Pelo “muito provavelmente” entenda-se uma probabilidade acima de 90%. Em outras palavras, o aquecimento global que assistimos hoje não é simplesmente um fenômeno natural, mas sim resultado de intervenção no equilíbrio da temperatura do planeta causada por ações insustentáveis do homem, infelizmente.

Toda ação tem uma reação

Como qualquer outra problemática ambiental, os efeitos do aquecimento global recaem sobre o próprio homem, o causador das mudanças climáticas. A poluição atmosférica, gerada em sua maior parte por emissões de CO2 (dióxido de carbono, ou gás carbônico) e N2O (óxido nitroso) provenientes da queima de combustíveis fósseis (petróleo), é a principal vilã no processo de aquecimento global.

Ao lado da queima de combustíveis, outras atividades que causam concentração prejudicial de gases poluentes na atmosfera são a decomposição de matéria orgânica (geradora de CH4 - metano), atividades industriais, refrigeração, uso de propulsores, espumas expandidas e solventes (geradores de HFCs - hidrofluorcarbonos, PFCs - perfluorcarbonos e SF6 - hexafluoreto de enxofre) e o uso de fertilizantes (N2O). Todas estas substâncias são causadoras diretas do Efeito Estufa, fenômeno natural que é levado ao extremo e passa a ser prejudicial para o equilíbrio da temperatura do planeta (ver mais informações no box).

Assim, enquanto o mundo, globalmente como o aquecimento, não investir em projetos viáveis (economicamente falando) de geração de energia limpa, a terceira lei de Newton – “para cada ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade” – terá demonstrações práticas, com reações catastróficas da Natureza causadas por um aumento progressivo da temperatura do planeta.

Leia a matéria completa aqui.

*Matéria publicada na edição n. 72 (março/abril 2007) da revista do Instituto Ecológico Aqualung

Nenhum comentário: