quarta-feira, junho 22, 2011

Valorização do patrimônio cultural das comunidades para o exercício da cidadania é foco de oficina em São José dos Campos

Conscientizar para a cidadania, transformar comportamentos, trabalhar para o amadurecimento do individuo e ampliar seu papel na comunidade através da cultura. Em linhas gerais esta é a proposta do evento Oficina de Lideranças, que será realizado pelo CECP Centro de Estudos da Cultura Popular em parceria com a empresa Signi – Estratégias para Sustentabilidade em São José dos Campos entre os dias 29 de junho e 1° de julho.

A oficina é aberta a líderes comunitários, integrantes de entidades do Terceiro Setor, estudantes da área social e pessoas em geral interessadas no tema, e as atividades serão realizadas no período da noite em três locais diferentes (programação abaixo).

A proposta do CECP e da Signi dá continuidade a uma primeira oficina realizada com lideranças comunitárias da zona lesta da cidade em 2009 e também complementa o trabalho de reformulação do Conselho de Públicos da região, que vem atuando com novos representantes e metodologia há dois anos. O objetivo desta oficina é garantir a continuidade do processo de formação dessas lideranças, contribuindo para o fortalecimento de ações com vistas à transformação social e ao exercício da cidadania, tendo a valorização do patrimônio cultural e os saberes da comunidade como as principais ferramentas.

Segundo a Cientista Social Angela Savastano, diretora de projetos do CECP, “A ferramenta da cultura está sempre disponível, pois é intrínseca ao homem. Se esta cultura está inconsciente ou fragilizada, ela ainda pode ser re-valorizada, através da ação educativa.”

Atividades e Guia da Cidadania: A Oficina de Lideranças tem uma programação bem dinâmica que inclui no último dia uma visita guiada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos. O museu é um dos principais projetos do CECP junto com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e tem como função identificar e registrar traços da cultura popular local e usá-los como elementos importantes para a educação e o incentivo ao exercício da cidadania.

No primeiro dia os participantes terão a chance de participar de uma atividade mais lúdica conduzida por Bruno Decaria, psicólogo do CRAS – Centro de Referência a Assistência Social, da Prefeitura. O psicólogo pretende levar os líderes a perceber a importância do trabalho grupal dentro da comunidade através da estimulação da autoconfiança de cada um na realização de tarefas idealizadas. A ideia é abordar as barreiras psicológicas que podem comprometer o trabalho de liderança.

Outra atividade diferenciada será uma palestra da ex-gari Rozeli da Silva, que criou em 1996 na cidade de Porto Alegre a ONG Renascer da Esperança. Rozeli vai relatar sua experiência para mostrar como conseguiu colocar em prática a ideia de criar uma instituição para atender crianças – hoje são mais de 300 - em situação de vulnerabilidade.

Além da oportunidade de participar das atividades, os participantes da oficina receberão a primeira edição de um Guia de Cidadania de São José dos Campos, focado nas atividades e serviços prestados pelo governo local. A ideia é esclarecer o papel da Prefeitura e de outros órgãos do poder público municipal para que o leitor entenda melhor o seu papel e deveres como cidadão e possa defender mais efetivamente seus direitos. Uma próxima edição do guia, prevista para 2012, pretende abordar as atividades do terceiro setor.

Inscrições: A Oficina de Lideranças é uma realização do CECP em parceria com a empresa Signi – Estratégias para Sustentabilidade e com o apoio do Senac, Rede Social de São José dos Campos, Guarda Municipal, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Centro de Referência a Assistência Social e Ambiente-se Comunicação Socioambiental. O patrocínio é da Petrobras.

Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 24 de junho, através do email comunidade.sjc@signi.com.br ou pelo telefone (12) 3307-2707. As inscrições são gratuitas e a oficina terá 120 vagas.

Programação da Oficina:

29/06 (quarta)

Mediador: Bruno Decaria, psicólogo do CRAS – Centro de Referência a Assistência Social

Horário: 19h00

Local: CEPE – Clube dos Empregados Petrobras – Rod Pres. Dutra , Km 145

30/06 (quinta)

Mediadora: Rozeli da Silva, presidente da ONG Renascer da Esperança

Horário: 18h30

Local: Senac – Rua Saigiro Nakamura, 400 - Vila Industrial

1º/07 (sexta)

Mediadora: Angela Savastano, diretora de projetos do CECP. Visita ao Museu do Folclore

Horário: 18h30

Local: Museu do Folclore - Av. Olivo Gomes 100 - Vl Rossi (Parque da Cidade)

Mais informações para a imprensa:

Ambiente-se Comunicação Socioambiental – ambientese@ambientese.com

Tel.: (12) 3307 7004

Jaqueline B. Ramos – (12) 8134 5465 e Patrícia Lombardi – (12) 8117 5483

9 comentários:

Anônimo disse...

I for all time emailed this blog post page to all my friends, as if like
to read it next my links will too.

Here is my website ... useful link

Anônimo disse...

Hey! Do you know if they make any plugins to protect against hackers?
I'm kinda paranoid about losing everything I've worked hard on.
Any tips?

My homepage; Goldendoodle

Anônimo disse...

Greetings from Colorado! I'm bored at work so I decided to check out your blog on my iphone during lunch break. I love the info you present here and can't wait
to take a look when I get home. I'm amazed at how quick your blog loaded on my phone .. I'm not even using WIFI,
just 3G .. Anyways, good blog!

My web-site :: Get How To Breed Golden Retrievers Details

Anônimo disse...

I know this web page presents quality dependent content and other information, is there any other web page which presents these stuff in quality?


My blog post: visit for adopt a Golden retriever puppy material

Anônimo disse...

I have read so many posts regarding the blogger
lovers except this piece of writing is really a nice paragraph, keep it
up.

Here is my weblog; impressive labrador retriever mix stuff

Anônimo disse...

Wow! In the end I got a website from where I be able to truly get valuable information concerning my study and knowledge.


Here is my site cool golden labrador retriever breeders information

Anônimo disse...

Great article! That is the kind of info that are
meant to be shared around the internet. Disgrace on the seek engines
for now not positioning this submit higher! Come on
over and talk over with my website . Thanks =)

Take a look at my homepage Check My Reference

Anônimo disse...

Hi there terrific blog! Does running a blog similar to this require
a large amount of work? I have no expertise in coding
but I was hoping to start my own blog soon. Anyhow, should you have any
recommendations or tips for new blog owners please share.
I know this is off topic but I simply wanted
to ask. Many thanks!

Also visit my blog ... more bonuses

Anônimo disse...

Why visitors still make use of to read news papers when in this technological globe all is presented on net?


Feel free to visit my webpage :: golden retriever labrador