sexta-feira, julho 13, 2007

Frente Parlamentar Ambientalista cria grupo de trabalho de fauna

*Divulgado pela WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) Brasil

A Frente Parlamentar Ambientalista criou no dia 04/07/2007 o grupo de trabalho (GT) de fauna. Esse grupo, a ser coordenado pela Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA – World Society for the Protection of Animals), tem como objetivo rever a legislação sobre o tema ainda não votada e sugerir nova legislação. A prioridade é o PL de circos, que irá disciplinar o uso de animais em entretenimento.

A Frente foi criada em fevereiro deste ano com o objetivo de votar legislação que apóie políticas públicas e ações que promovam o desenvolvimento sustentável. Hoje, ela é a maior frente no Congresso Nacional e conta com o apoio de 302 parlamentares, sob a coordenação do deputado Sarney Filho (PV-MA).

Um dos preceitos da frente é a luta em defesa dos princípios da Carta da Terra, o documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). Assim, foram criados cinco GTs, liderados por ONGs nacionais e internacionais, para auxiliar nas questões relativas a clima, água, resíduos, florestas e biocombustível. O GT de Fauna é o sexto.

Para Antonio Augusto Silva, Gerente de Campanhas da WSPA Brasil, trata-se de uma grande conquista: "A inclusão dos animais na discussão ambiental é de fundamental importância. Grande parte dos desequilíbrios vem de fontes de criação de animais em escala industrial, seja na forma de desmatamento para o cultivo de soja que irá alimentar animais confinados, seja no descarte dos dejetos animais em grandes criações ou até mesmo na extinção de espécies que compõem ecossistemas complexos e frágeis”.

Segundo ele, os animais não poderiam ficar de fora da Frente Parlamentar Ambientalista, e esse foi um passo importante do Congresso Nacional, onde um café-da-manhã com parlamentares e ONGs, na câmara dos deputados, selou ontem o lançamento do GT de fauna.

Nenhum comentário: