sexta-feira, julho 13, 2007

Frente Parlamentar Ambientalista cria grupo de trabalho de fauna

*Divulgado pela WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) Brasil

A Frente Parlamentar Ambientalista criou no dia 04/07/2007 o grupo de trabalho (GT) de fauna. Esse grupo, a ser coordenado pela Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA – World Society for the Protection of Animals), tem como objetivo rever a legislação sobre o tema ainda não votada e sugerir nova legislação. A prioridade é o PL de circos, que irá disciplinar o uso de animais em entretenimento.

A Frente foi criada em fevereiro deste ano com o objetivo de votar legislação que apóie políticas públicas e ações que promovam o desenvolvimento sustentável. Hoje, ela é a maior frente no Congresso Nacional e conta com o apoio de 302 parlamentares, sob a coordenação do deputado Sarney Filho (PV-MA).

Um dos preceitos da frente é a luta em defesa dos princípios da Carta da Terra, o documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). Assim, foram criados cinco GTs, liderados por ONGs nacionais e internacionais, para auxiliar nas questões relativas a clima, água, resíduos, florestas e biocombustível. O GT de Fauna é o sexto.

Para Antonio Augusto Silva, Gerente de Campanhas da WSPA Brasil, trata-se de uma grande conquista: "A inclusão dos animais na discussão ambiental é de fundamental importância. Grande parte dos desequilíbrios vem de fontes de criação de animais em escala industrial, seja na forma de desmatamento para o cultivo de soja que irá alimentar animais confinados, seja no descarte dos dejetos animais em grandes criações ou até mesmo na extinção de espécies que compõem ecossistemas complexos e frágeis”.

Segundo ele, os animais não poderiam ficar de fora da Frente Parlamentar Ambientalista, e esse foi um passo importante do Congresso Nacional, onde um café-da-manhã com parlamentares e ONGs, na câmara dos deputados, selou ontem o lançamento do GT de fauna.
Foto: www.sodepaz.org

Consumo consciente: uma opção, acima de tudo, inteligente

Por Jaqueline B. Ramos*

O argumento de que o planeta está sendo destruído por conta e risco do próprio homem pode parecer para alguns como algo ainda distante. Você sabe que está envolvido nos problemas ambientais, mas não sabe exatamente o que pode fazer para evitá-los ou, pelo menos, minimiza-los. A boa notícia é que a contribuição que cada um pode dar parte de um ato feito automaticamente todos os dias: o consumo. O pulo do gato é justamente passar a refletir sobre este ato, adotando uma postura de consumo consciente.

Como o próprio nome já diz, um consumidor consciente é aquele que reflete sobre suas escolhas e procura, no seu cotidiano, fazer opções por produtos e serviços que tenham características mais sustentáveis. Estas escolhas e opções vão desde a reavaliação da quantidade de produtos adquiridos até a análise das empresas das quais vai comprar em função de sua responsabilidade social, passando por economia de água e energia e reaproveitamento e reciclagem do que antes era considerado apenas lixo para ser descartado em aterros muitas vezes sem tratamento.

Um dos pilares do consumo consciente é pensar de forma inteligente no descarte de resíduos (lixo) gerados no dia-a-dia. Esta idéia pode ser resumida em um conceito chamado de 5Rs. O primeiro R é o da reflexão (refletir profundamente sobre o que é realmente necessário para nosso bem-estar, evitando consumo excedente). O segundo diz respeito a recusar (coragem de recusar o consumo de produtos desnecessários ou supérfluos). O terceiro é de reduzir (ponderação para reduzir o consumo dos produtos necessários). O quarto significa reutilizar (decisão de reutilizar embalagens e outros produtos, renovando seus usos tanto quanto possível, aumentando sua vida útil e retardando o seu descarte). E finalmente o quinto diz respeito à famosa reciclagem (iniciativa de encaminhar todos os produtos utilizados e, quando possível, reutilizá-los para a reciclagem).

A importância e papel fundamental do consumo consciente para a construção de um mundo mais justo e equilibrado são reforçados quando analisamos os números atuais sobre a saúde do planeta. Estima-se que se o atual ritmo de exploração continuar, em um século não haverá fontes de água ou de energia, reservas de ar puro nem terras para agricultura em quantidade suficiente para a preservação da vida.

Atualmente, mesmo com metade da humanidade situada abaixo da linha de pobreza, já se consome 20% a mais do que a Terra consegue renovar. Se a população do mundo passasse a consumir como os norte-americanos, por exemplo, seriam necessários mais três planetas iguais a este para garantir produtos e serviços básicos como água, energia e alimentos. O consumo consciente vai justamente na contra-mão deste modelo descompromissado, marcado pela falta de análise racional dos produtos e serviços e pela cultura do descartável e do desperdício.

Vantagens para o planeta, para o bolso e para a saúde

Não é difícil concluir que as vantagens do consumo consciente se refletem no equilíbrio do planeta e também do seu bolso. Os atos de refletir sobre o que comprar, recusar produtos supérfluos, reduzir de uma forma geral o consumo e reutilizar o que for possível resultam, por si só, em economia. Em outras palavras, usar racionalmente água e energia, seja na iluminação em casa ou em combustível nos carros, reaproveitar alimentos, entre outras atitudes (veja dicas práticas para o dia-a-dia no box) levam a um gasto médio mensal menor.

E se não bastasse, além de toda a vantagem ambiental e econômica, o consumo consciente também faz bem para a saúde do consumidor. O estudo Diet, Energy and Global Warming (Dieta, Energia e Aquecimento Global), lançado no ano passado pela Universidade de Chicago (Estados Unidos), demonstra que hábitos alimentares mais saudáveis contribuem para a sustentabilidade do planeta. O consumo variado de frutas, legumes e verduras é mais saudável e sustentável do que uma alimentação baseada somente em alimentos gordurosos e carne vermelha. Para citar um exemplo, são necessários nada mais nada menos do que 20 mil litros de água para produzir apenas um quilo de carne.

O estudo americano também provou que uma dieta com perfil mais vegetariano (evitando o consumo exacerbado de carnes) consiste numa forma simples de consumir sem agredir o meio ambiente, enquanto hábitos alimentares com predominância de comida industrializada e proteína animal contribuem diretamente para o agravamento de problemas ambientais, inclusive o tão temido aquecimento global.

A produção, estocagem e conservação de alimentos enlatados, embutidos e fast-food - todos com processamento industrial - é responsável por cerca de 20% da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo) nos Estados Unidos. Ou seja, uma dieta pouco saudável para o homem também é responsável por uma emissão significativa de gases de efeito estufa, donde conclui-se que o consumidor consciente pode, por meio de sua escolha alimentar, contribuir para não aprofundar o problema de mudanças climáticas.

Depois disso tudo, alguma dúvida de que o consumo consciente é uma opção, no mínimo, inteligente?! Veja algumas dicas práticas de consumo consciente e leia a entrevista de Maluh Barciotte, consultora do Instituto Akatu, que fala sobre o perfil do consumidor consciente e a influência na mudança de modelos de produção insustentáveis.

Veja mais detalhes sobre cada uma dessas dicas no site do Instituto Akatu (http://www.akatu.net/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=19)

Fontes: Livro “Como Cuidar do seu Meio Ambiente” e Instituto Akatu

Entrevista: Maluh Barciotte, consultora do Instituto Akatu

O Instituto Akatu é uma organização não-governamental e foi criado em 15 de março (Dia Mundial do Consumidor) de 2001. A palavra “Akatu” vem do tupi e significa, ao mesmo tempo, “semente boa” e “mundo melhor”. Ela traduz a idéia de que o mundo melhor está contido nas ações de cada indivíduo. A missão do Akatu é conscientizar e mobilizar o cidadão brasileiro para o seu papel protagonista, enquanto consumidor, na construção da sustentabilidade da vida no planeta. Maluh Barciotte é uma das consultoras do instituto e deu a seguinte entrevista para a Revista do IEA:

IEA: Qual é o perfil de um consumidor consciente?
Maluh: O mundo hoje exige que você repense suas ações e o consumidor consciente é o cidadão que faz isso. Ele tem consciência dos atos das práticas de consumo e dos impactos causados, num longo prazo, para o meio ambiente, para a sociedade, para a economia e para ele mesmo. Por isso age tendo como referência três pilares de reflexão e atuação: a compra, o uso e o descarte. A partir do momento que as pessoas percebem que o que faz mal para sua vida pessoal também faz mal para o planeta, o consumo consciente passa a ser visto como uma oportunidade, e não como um sacrifício ou um problema.

IEA: Qual é o primeiro passo para se tornar um consumidor consciente?
Maluh: O consumo consciente nasce da idéia de refletir sobre o consumo. O primeiro passo é perceber que muitos produtos são consumidos apenas porque são oferecidos, e não exatamente porque você precisa deles. Outra questão que o consumidor consciente deve ter em mente é a da visão integradora, aquela que percebe as interdependências sistêmicas entre o físico, o social, o econômico, o social etc, que é a idéia da sustentabilidade. Daí ele se dá conta da importância das suas ações cotidianas e vê que tudo está interligado.

IEA: O consumo consciente tem realmente poder de mudar modelos de produção insustentáveis?
Maluh: As ações cotidianas têm influência na mudança de modelos de produção e também de políticas públicas. É o que chamamos de pedagogia do cotidiano: muitas pessoas fazendo juntas num longo tempo e criando novos modelos. Se a demanda for por produtos mais conscientes, com certeza a indústria vai ser obrigada a mudar. O que acontece hoje é que o consumidor em geral ainda não tem o hábito de investigar e exigir informações mais detalhadas sobre o produto ou serviço que está comprando.

IEA: Mas o Akatu percebe algum avanço nesta percepção de consumo mais consciente?
Maluh: Sim, felizmente percebemos que cada vez mais informações estão sendo divulgadas, refletindo em alguns resultados. No ano 2000 fizemos uma pesquisa com 1000 pessoas perguntando “O que é uma empresa com responsabilidade social?”. Cerca de 41% responderam que é a que está dentro da lei e 35% afirmaram que é aquela que, além de estar dentro da lei, contribui com ações para construir uma sociedade melhor. Em 2005 repetimos a mesma pesquisa e o resultado foi melhor: 64% dos participantes optaram pela alternativa que vai além da obrigação da lei. A consciência em relação a este assunto está crescendo.


*Matéria publicada na edição n. 73 da Revista do Instituto Ecológico Aqualung (maio-junho 2007).



Curtas

Por Jaqueline B. Ramos *

Japão em baixa

Duas notícias, uma boa e uma ruim, colocam o país do sol nascente em baixa. A boa é que a última reunião da Comissão Internacional Baleeira (CIB), realizada no mês de maio, manteve a proibição da caça comercial de baleias. Isso significa que o enfrentamento feito em 2006 com uma resolução simbólica liderada por países pró-caça, entre os principais representantes o Japão, não vingou no seu objetivo de “proibir a proibição”. A caça dos cetáceos é proibida há 21 anos e agora em 2007 ganhou mais um reforço frente às pressões: a afirmação de que não haverá mudanças nas restrições ao comércio de derivados de baleias regulamentado pela CITES - Convenção Internacional de Comércio de Espécies Ameaçadas.

A notícia ruim diz respeito aos elefantes. Enquanto a CITES “não bate o martelo” na proposta de proibição definitiva do comércio de marfim, o Japão continua sendo uma praça interessante para os comerciantes africanos por sua falta de controle e regulamentação interna, representando assim uma ameaça direta para a população de elefantes da África. A afirmação vem do próprio país, mais precisamente da ONG japonesa JWCS (Sociedade para a Proteção da Vida Silvestre). Pelos termos de um acordo do ano de 2000, o Japão pode receber, a título extraordinário, 60 toneladas de marfim como único importador legalmente autorizado pela CITES. Entretanto, a ONG aponta muitos casos de contrabando para o país, caracterizando um crescente comércio ilegal que deve ser combatido com novas e rígidas regras.

Macacos em perigo

Nossos parentes mais próximos no mundo animal, os primatas, correm sério risco de extinção. A afirmação é de Richard Leakey, um dos mais conhecidos ambientalistas do mundo e atual presidente da organização Wildlife Direct. Segundo Leakey, gorilas, chimpanzés e outros símios estão expostos aos efeitos combinados da caça, das doenças e do desmatamento e ainda a mais um perigo: o uso crescente de biocombustíveis, que aumentou a pressão para o desmatamento das florestas tropicais, principal habitat destes animais. Ironicamente, o consumo cada vez maior dos combustíveis considerados alternativos pode acelerar o desaparecimento de toda uma geração de 50 mil macacos que habita o planeta.

Leakey fez um apelo aos políticos e citou alguns exemplos, entre eles o do Sudeste Asiático, onde cerca de 80% do habitat dos orangotangos foram arrasados nos últimos 20 anos pela demanda crescente de terrenos para produção de óleo de palma. “É necessário que o novo tratado internacional para regular as emissões de CO2 se concentre mais nos incentivos para conservar as florestas tropicais do Sudeste Asiático, da África, da América Central e da América do Sul”, alertou.

Contra o aquecimento 1: na cozinha

A luta contra o aquecimento global chegou na cozinha. Na Califórnia (EUA), a chef Laura Stec e o professor de meteorologia da Universidade de San José Eugene Cordero criaram a Global Warming Diet (Dieta do Aquecimento Global). A nova dieta vai além da proposta de redução de peso com o corte de gorduras e açúcares. Ela propõe a redução da emissão de gases de efeito estufa ao estimular o consumo de alimentos típicos de cada região e obtidos através de agricultura orgânica. O livro com as receitas será lançado em 2008.

A idéia da dieta nasceu do fato da produção de alimentos utilizar uma grande quantidade de energia. De acordo com um estudo de 2006 da Universidade de Chigaco, este processo representaria 17% do total de consumo de energia de combustíveis fósseis nos Estados Unidos. Outra questão ressaltada é a redução do consumo de carne. Segundo um relatório recente das Nações Unidas, a pecuária é responsável por 18% das emissões de gases que provocam o efeito estufa. Segundo os idealizadores da dieta, uma alimentação mais consciente tem capacidade de reverter estes índices. Não custa nada tentar...

Contra o aquecimento 2: no mercado de carbono

No mesmo momento em que a ONU divulga a notícia que as emissões de gases de efeito estufa pelos principais países industrializados aceleraram desde 2000, o maior poluidor mundial continua resistente à política de redução de emissões decorrentes de combustíveis fósseis. Os Estados Unidos continua sendo o único país do grupo G8 que não apóia o Protocolo de Kyoto e para piorar, recentemente rejeitou uma proposta européia para deter as mudanças climáticas no mundo com limites de emissões de carbono ao estilo do protocolo.

Na via oposta, a Rússia, terceiro país que mais polui, surpreendeu ao dar o primeiro sinal verde para as negociações no mercado global de carbono. O país é o maior fornecedor de gás e petróleo da União Européia e dentro do mercado de carbono pode ser uma fonte barata de créditos para países desenvolvidos que precisam cumprir metas de redução das emissões de dióxido de carbono. O Fundo de Carbono da Rússia, desenvolvedor de projetos, avalia o mercado em 350 milhões de toneladas, mas ressalta que o país ainda precisa avançar na definição de diretrizes e no desenvolvimento de operações.

Mais proteção para a Mata Atlântica

Depois de muita argumentação e demonstração em fatos e dados, o Ministério do Meio Ambiente finalmente começou a planejar o aumento de áreas protegidas no bioma brasileiro mais ameaçado. Pretende-se acrescentar aos trechos da floresta sob proteção federal uma área equivalente a quase duas vezes o Distrito Federal. A Mata Atlântica tem 1,2 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 31 mil são de floresta preservada. O objetivo é aumentar esse número em 31% nos próximos anos com a criação de novas unidades de conservação ou com a ampliação das já existentes. “Temos uma lacuna muito grande de áreas protegidas no bioma. Apenas 3% são compostos por unidades de proteção integral, quando o ideal seria pelo menos 10%. Estamos trabalhando para atingir essa meta”, diz o coordenador do Núcleo Mata Atlântica da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Wigold Schäffer.

Ar poluído X bomba nuclear

Numa disputa entre o ar poluído das grandes cidades e a radiação emitida por uma bomba nuclear, a poluição se mostra a mais perigosa para a saúde do homem. A conclusão é de uma pesquisa da revista científica BMC Public Health divulgada em abril. O estudo concluiu que os sobreviventes do acidente na usina nuclear de Chernobyl, em 1986, e das bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki, em 1945, sofrem conseqüências parecidas ou até menos nocivas do que aquelas que vivem em áreas poluídas. O autor da pesquisa, Jim Smith, afirmou que as pessoas que optaram por viver na zona de exclusão ao redor de Chernobyl podem sofrer menos problemas de saúde do que as que decidiram se mudar para uma cidade grande próxima, como Kiev, devido aos níveis de poluição.

Ranking da paz

No ranking da paz no mundo, a Noruega, a Nova Zelândia e a Dinamarca estão no topo da lista. O levantamento foi feito pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) e foram analisados 121 países. O Brasil aparece em 83º lugar e na América Latina ocupa a 14ª posição. Os países com pior desempenho foram Iraque, Sudão e Israel. O ranking, que segundo a EIU é inédito, foi realizado tendo como base 24 indicadores, entre eles níveis de violência, crime organizado e gastos militares. Os Estados Unidos, por exemplo, ficou na 96ª posição devido a este último fator. Também foram analisados fatores sociais como democracia, transparência, educação e entendimento dos determinantes que criam ou sustentam a paz.

Disque Óleo Vegetal

Se você não sabe o que fazer para descartar corretamente o seu óleo de cozinha usado, no Rio de Janeiro já existe um serviço que te dá a solução. É o Disque Óleo Vegetal, uma cooperativa que recolhe óleo e gordura de todo tipo em residências e restaurantes. Basta juntar o material em garrafas pet de dois litros e ligar para a cooperativa, que faz o recolhimento sem cobrar nada – aliás, para quantidades acima de 300 litros é feito inclusive um pagamento. Descartando óleo usado com a ajuda da cooperativa, em vez dele ser jogado no ralo da pia e acabar poluindo rios, o resíduo é reutilizado na fabricação de sabão e outros produtos de limpeza. O Disque Óleo Vegetal atende pelos números (21) 2260 3326, 7827 9446 e 7827 9449.

Turismo sustentável no velho Chico

Em meio às discussões de transposição, a bacia hidrográfica do Rio São Francisco ganhou um plano de ações estratégicas para o desenvolvimento de um turismo de forma sustentável na sua área. O plano foi elaborado durante quatro anos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, com participação de 750 pessoas. Um levantamento prévio identificou 223 municípios ao redor do São Francisco com potencial para o turismo. Entre os atrativos estão o próprio rio, as usinas hidrelétricas, as represas, a agricultura irrigada para o cultivo de frutas, arqueologia e a própria cultura sertaneja. A estratégia de turismo sustentável na área do velho Chico prevê 385 ações, mais de 30% delas voltadas para a infra-estrutura, com investimentos de cerca de R$ 13 milhões. A maior parte dos municípios selecionados pelo plano tem carências na área de saneamento básico e de início há a previsão de implantação de sistemas de tratamento de esgoto nas cidades às margens do rio.

Falta de tubarões

A revista científica Science publicou um estudo que confirma o que muitos biólogos marinhos já vinham avisando. A cadeia alimentar dos oceanos está em colapso por conta da queda da população de grandes tubarões. Na costa atlântica dos Estados Unidos, por exemplo, houve impacto na quantidade de mariscos e na qualidade da água. A eliminação das espécies maiores, como o tubarão-tigre e o de pontas negras – causada principalmente pelo mercado ilegal de suas barbatanas -, provocou um aumento desenfreado da população de tubarões menores e arraias, que tinham a função de alimento. Os tubarões são “os reis dos animais” no oceano, os predadores superiores e por isso desempenham um papel importante na estabilização de ecossistemas. Sua eliminação produz o que se conhece como “cascata trófica” ou alimentar, causando um severo desequilíbrio no habitat.

Navegação com luz solar

A primeira viagem transatlântica alimentada exclusivamente pelo sol foi concluída em Nova York no mês de abril. O barco apelidado de “sun 21”, construído na Suíça, começou sua viagem seis meses antes em Chipiona, na Espanha. Depois de percorrer 13 mil quilômetros passando pelo Caribe e por toda a costa americana, chegou em Nova York com um saldo de 2.000 kW-h de energia solar gerados ao longo do percurso. A viagem alternativa foi possível graças a uma cobertura de painéis fotovoltaicos montada sobre a estrutura de dois cascos. A energia solar foi usada para alimentar os motores elétricos da embarcação e o excedente era armazenado em baterias, permitindo uma velocidade constante de 56 nós (de 10 a 12 km/h) durante dia e noite.

Água da Coca-Cola

Num programa junto com a WWF, a Coca-Cola se comprometeu de restituir à natureza toda a quantidade de água que utiliza. "Nossa meta é devolver cada gota de água empregada em nossas bebidas e em sua produção. Isto significa reduzir a quantidade de água que utilizamos, reciclar a água usada na fabricação e devolver a água às comunidades e à natureza", disse em Pequim o presidente do multinacional, Neville Isdell. O programa da Coca-Cola com a WWF tem um custo previsto de US$ 20 milhões e visa também adotar medidas para reduzir emissões de CO2 durante a fabricação das bebidas. Cerca de 40% da água utilizada pela companhia (290 bilhões de litros em 2006) são para as bebidas e o restante é usado nos processos produtivos, como limpeza, calefação e esfriamento.

Chimp-free

Os Estados Unidos marcou mais um ponto a favor da ciência na relação ética com os animais. Em maio, o Instituto Nacional de Saúde (NIH) do país anunciou que vai parar de criar chimpanzés para utilização em pesquisas médicas governamentais. A conquista foi amplamente divulgada e comemorada pela organização de defesa dos direitos dos animais The Humane Society. Em comunicado oficial à imprensa, o NIH declarou que a despesa de US$ 500 mil anuais gasta com o cuidado dos animais em cativeiro, que têm expectativa de vida de cerca de 50 anos, pode ser usado para o desenvolvimento de novos programas. "A decisão constitui um enorme passo rumo a um futuro em que não se utilizarão mais os chimpanzés para pesquisas e testes", disse Kathleen Conlee, diretora do programa de animais utilizados para pesquisa da Humane Society, especulando que a decisão pode ter sido adotada também por motivos éticos.

Fontes: BBC Brasil, Ambiente Brasil, Terramérica, Agência Fapesp, ENN (Environmental News Network)

*Notas publicadas na edição n.73 da revista do Instituto Ecológico Aqualung (maio-junho 2007)