quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Alerta para riscos aos manguezais de São Paulo

Foto aérea da região de Iguape. Vegetação que cresce no entorno das ilhas de mangue é composta por invasoras que impedem o crescimento das espécies de mangue

por Jaqueline B. Ramos - publicado no site O ECO em 09-02-2011

São José dos Campos - Parte da região responsável pelo abastecimento de cerca de 70% dos pescados do estado de São Paulo corre um sério risco de desaparecer em alguns anos, caso nenhuma medida de recuperação e proteção seja tomada. Esta é uma das principais conclusões de um estudo que vem sendo conduzido no INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais desde maio de 2010, cujo objetivo é mapear e traçar um perfil da situação dos manguezais do estado de São Paulo usando como uns dos principais recursos imagens de satélites.

O trabalho faz parte do pós-doutorado da bióloga Marília Cunha Lignon e é financiado pela FAPESP. Marília explica que o trabalho usando parcelas permanentes em bosques de mangue (avaliação de áreas fixas de tempos em tempos) complementa um levantamento que ela já acompanha há 10 anos nos manguezais do litoral sul de São Paulo, uma área que faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1999 em função do seu valor ecológico. (...)

Leia a matéria completa em http://www.oeco.com.br/reportagens/24789-alerta-para-riscos-aos-manguezais-de-sao-paulo

Nenhum comentário: